Crase
Quando saio às ruas
Sinto o que é solidão
Se paro à sombra de uma velha árvore
Fico a pensar se ainda me resta alguma ilusão. Marina Ferreira
Em algumas expressões há o acento indicador da crase, em outras não. De acordo com os seus conhecimentos no que se refere a este fato linguístico, justifique as ocorrências.
Dadas as afirmações:
1- Tudo correu as mil maravilhas.
2 – Caminhamos rente a parede.
3 – Ele jamais foi a festas.
Verificamos que o uso do acento indicador da crase no “a” é obrigatório:
a) apenas na sentença nº 1
b) apenas na sentença nº 2
c) apenas nas sentenças nºs 1 e 2
d) em todas as sentenças
Preencha as lacunas empregando os termos que melhor se adequarem, levando em consideração a norma padrão da linguagem:
a – Estou ------- procura de alguns amigos de infância que não vejo há anos. b – Voltei----------colégio depois de ter passado por tantas privações. c - Gostei muito do frango --------milanesa que degustamos hoje no almoço. d – Quando vamos --------fazenda, adoro andar -------cavalo e -------pé. Essa atividade é uma ótima alternativa para aliviar ---------tensões. e – Os sapatos ---------moda Luís XV fizeram parte do passado de muitas mulheres.
Ao adentrar em uma empresa, Paulo deparou-se com um cartaz, no qual havia os seguintes dizeres: Proibido à entrada de funcionários por este local Dirija-se a direita e seja bem vindo! À Direção
Tomando como ponto de partida os pressupostos teóricos relacionados à gramática, analise-os no intuito de detectar possíveis “desvios” quanto ao discurso apresentado. No caso de alguma ocorrência positiva, procure justificá-la. Os enunciados linguísticos a seguir são semelhantes quanto à forma.