CRAS
O que é?
CRAS- Centro de Referência da Assistência Social.
É uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Em todas as áreas de vulnerabilidade e risco social do município. Caracteriza-se como a principal porta de entrada dos SUAS, ou seja, é uma unidade que propicia o acesso de um grande número de famílias a rede de proteção social básica de assistência social.
Constitui equipe mínima que todo CRAS deve dispor:
01 Coordenador- Nível superior;
01 Assistente social;
01 Psicólogo;
02 Técnicos administrativos – Nível médio;
Estagiários de serviço social ou psicologia;
Instrutores de atividades- Nível fundamental.
Equipe de referência do CRAS:
Equipe de referência do CRAS é constituída por profissionais responsáveis pela gestão territorial da proteção básica, organização dos serviços ofertados no CRAS e pela oferta do PAIF (Programa de Atenção Integral as Famílias). Sua composição é regulamentada pela NOB-RH/ SUAS, norma operacional básica de recursos humanos do sistema único de assistência social.
Quais os serviços prestados no CRAS?
-Acolhidas as famílias em situação de Vulnerabilidade social.
-Oferta de procedimentos profissionais visando à garantia dos direitos humanos e sociais relacionada à proteção social básica.
-Conhecimento das famílias e aplicação de políticas publica visando a dignidade e a família nos diferentes ciclos da vida.
-Acompanhamento dos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e PBF.
-Acompanhamento familiar: Grupos de convivência, Reflexão e Serviços Socioeducativo, Grupo de adolescentes, Grupo de mulheres.
-Proteção Pró-ativa por meio de visitas domiciliares;
-Encaminhamento para avaliação e inserção em outras políticas sociais;
-Produção e divulgação dos serviços,