Cranco mole
O indivíduo sintomático apresenta inicialmente uma pequena bolha avermelhada que se rompe rapidamente. Como é bastante contagiosa, dá lugar a outras lesões dolorosas, profundas, de base mole e de borda irregular. Podem surgir ínguas na região da virilha, que se fundem e acumulam pus, que podem ser liberados.
Homens são mais afetados no prepúcio e mulheres, nos grandes e pequenos lábios e colo uterino. Ânus e boca podem, também, ser contaminados, em razão das modalidades oral e anal.
Como se pega ?
Através do contato sexual com parceiro/a contaminado/a.
O cancro mole pode ser evitado. Por isso é importante usar a camisinha masculina ou a camisinha feminina em todas as relações sexuais e antes de qualquer contato sexual.
Quais são os sintomas?
Tanto para o homem como para a mulher, aparece em forma de ferida(s) tipo úlceras com pus, geralmente dolorosa(s) nos órgãos genitais (órgão genital masculino, vulva e/ou orifício retal). Podem também surgir caroços ou ínguas dolorosas na virilha.
Ao contrário da sífilis, sem tratamento essas úlceras não desaparecem espontaneamente, e vão piorando progressivamente. É uma DST bem mais comum no sexo masculino.
Quanto tempo demora para aparecer?
De 3 a 5 dias, podendo demorar até 2 semanas após a contaminação.
Como se faz o diagnóstico?
Através de exames clínicos e laboratoriais.
Como é o tratamento?
O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. Para isso:
Procurar um serviço de saúde, pois só assim o tratamento será mais adequado e eficiente.
Fonte: www.adolescencia.org.br
Candidiase
Hpv - Condiloma acuminado
Gonorreia
Herpes Genital
Tricomoniase
Sifilis
Aids