Cr Tica Xingu
BN3AU
RM 14100570
Professor José Ronaldo Alonso Mathias e Ma. Wildney Feres Contrera
Atividade 1 - Módulo 2 - Critica do filme "Xingu"
O filme consiste em demonstrar o caminho e ações tomadas pelo irmãos VillasBoas os quais tinham como intuito a preservação da cultura dos xinguanos, sendo estes os responsáveis pela posterior criação do Parque Nacional do Xingu.
É possível reparar que a longa-metragem destaca, entre os três irmãos, o paradoxo entre Orlando, que agia de forma racional, e Leonardo que demonstrava sua interação de forma emocional, podendo relacionar esta característica à sua aproximação do povo indígena, onde sua existência, naquele devido momento de convivência com um novo povo, influenciou-os assim como eles influenciaram-no.
Para que eu tivesse uma boa compreensão li o artigo da Veja SP datada de
26/05/2014, "O filme "Xingu": a trajetória épica dos irmãos Villas Boas", onde pude entender através das palavras do fotógrafo que os acompanhou, Pedro Martinelli, contando um pouco mais sobre importantes fatos, como o primeiro contato com um indígena. Ao meu ver há um pensamento extremamente importante para a compreensão do porquê de "três brancos" agirem de forma contrária à maioria que, consciente ou inconscientemente, afetava a vida dos então nativo-americanos. Estes irmãos, de forma inocente, acabaram passando por uma fase onde houve uma epidemia entre os índios devido o primeiro contato, levando em consideração a diferença imunológica entre os irmãos e eles e, então, futuramente responsabilizaram-se pela proteção das culturas indígenas contra ações da então sociedade "evoluída".
No quesito cultural, podemos ver uma ligação entre estas duas diferentes culturas no momento que os indígenas acolhem os irmãos, passando a tratá-los como membros da tribo, membros de sua cultura.
Também traz reflexões sociais, antropológicas e culturais ao estabelecer respeito ao povo indígena e demonstra os riscos de agir de forma errônea em