Comentário ao capítulo de A. Delicado no livro de Vala, Cabral e Ramos
Sociologia do Desenvolvimento e da Transformação Social
Licenciatura em Serviço Social
2012/2013
A solidariedade como valor social no
Portugal
Contemporâneo
Ana Lima, nº 2012130850
Jéssica Gomes, nº 2012151171
Jéssica Silva, nº 2012135965
Kathy Carvalho, nº 2012147216
Mariana Sousa, nº 2012169751
Comentário ao capítulo de A. Delicado no livro de Vala,
Cabral e Ramos (2003, pp.199-256)
O capítulo analisado remete-nos para o “Estudo Europeu dos Valores” de 1999, onde se procede a uma reflexão do verdadeiro sentido de solidariedade e da forma como este está retratado em Portugal e no estrangeiro.
Desta forma, é apresentada a tese que a solidariedade é realizada com o objetivo de expressar a preocupação para com outrem e a disponibilidade para fornecer ajuda.
Relativamente às formas de comportamento, apenas a pertença a uma rede associativista ou a voluntariado é assinalável. O conceito de solidariedade, ao longo dos tempos tem sofrido algumas alterações, no entanto os maiores debates centram-se em temáticas mais particulares ou em análises gerais de sociedades contemporâneas.
Durkheim é o autor que inicia estas controvérsias, dividindo o conceito de solidariedade em duas vertentes: a mecânica relativa a sociedades mais primitivas e a orgânica presente em sociedades mais modernizadas, no entanto o texto analisado não se direciona para esta temática, mas sim para uma análise mais particular realizada neste estudo, referente a todo um conjunto de variáveis como o sexo, a idade, crenças ou práticas de cariz religioso.
Neste sentido, ao longo do texto analisado procedemos a um levantamento de algumas conclusões chave, acerca da temática da solidariedade e do voluntariado, com o objetivo de realizarmos uma reflexão crítica e construtiva da mesma, que apresentaremos seguidamente.
Portugal é dos países da Europa que demonstra uma maior preocupação e disponibilidade social. No nosso ponto de vista,