CPC 16
ANDERSON OLIVEIRA RODRIGUES cAMILA Leoncio
Renata Nery
Solnage
Tamire
Tatiane
vanderlei
Viviane
CPC 16 R1 ESTOQUE
São Paulo
2013
FOLHA DE AVALIAÇÃO
CPC 16 R1 ESTOQUE
Autores:
ANDERSON OLIVEIRA RODRIGUES cAMILA Leoncio
Renata Nery
Solnage
Tamire
Tatiane
vanderlei
Viviane
ORIENTADOR PROFESSOR ESPECIALISTA EDNA
NOTA:___________
DATA DA APROVAÇÃO ____/____ /____
Conceituação Anterior de Estoque Lei: 6404/76
Os direitos que tiverem por objeto, mercadorias e produtos do comercio da companhia, assim como matérias – primas, produtos em fabricação e bens do almoxarifado.
Conceito Atual CPC 16
Os estoques compreendem bens adquiridos e destinados a vendas. Incluindo, por ex: mercadorias compradas por varejistas por revenda ou terrenos e outros imóveis para revenda.
Os estoques também compreendem produtos acabados e produtos em processos de produção pela entidade também incluem matéria-prima e matérias aguardando utilização no processo de produção, tais como componentes embalagens e matérias de consumo.
No caso de prestador de serviços. Os estoques devem incluir os custos do serviço. Para a qual a entidade ainda não tenta reconhecer a receita.
Objetivo
É estabelecer o tratamento contábil para os estoques, demonstrar de forma mais clara o tratamento na contabilização dos estoques, reconhecer o quanto o valor do custo como ativo é mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas.
Também proporciona orientação sobre a determinação do valor do custo dos estoques e sobre seu subseqüente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável liquido e os métodos e os critérios usados