O que é o fato social?
DURKHEIM, E. Prefácio da Primeira Edição, Prefácio da Segunda Edição e O que é um fato social? In: DURKHEIM. As regras do método sociológico. São Paulo: Abril Cultural, 1978, pp.73-93.
Os fatos sociais são o estudo da Sociologia. Por fatos sociais se entende todos os fenômenos exteriores ao indivíduo. Isso significa dizer que os fen6omenos psicológicos ou biológicos não fazem parte deste grupo estudado pela sociologia, afinal, eles são fenômenos dependentes ou não de nossas vontades, mas, que atuam de forma interior ao indivíduo.
Os fatos sociais possuem cinco características que os distinguem dos demais fenômenos produzidos ou vividos pelo homem, são eles a exterioridade, a coercitividade, a imperatividade, a generalidade e a objetividade. Os fatos sociais são estudados pela sociologia como coisas, e sempre são analisados de fora para dentro.
A exterioridade significa que todo o fato social independe da vontade do indivíduo, ele existe antes mesmo deste indivíduo existir, a coercitividade é a forma pela qual os fatos sociais se fazem cumprir ou corrigem aquele que não o cumpre corretamente, a imperatividade é a forma pela qual se faz cumprir a coercitividade, sem ela esta não existiria, entende-se por generalidade o domínio exercido pelos fatos sociais, eles não são individuais são coletivos e a objetividade é entendida porque todo fato social tem um objetivo, um propósito. Durkheim se utiliza de inúmeros exemplos para explicar todas as características dos fatos sociais, porém utilizarei somente a religião.
A exterioridade aparece na religião pela forma como seus preceitos pré-existem sem que o indivíduo seja ou não devoto, e quando ele o torna não tem o poder de mudar estes preceitos, afinal eles já existiam antes dele.
A coercitividade atua na religião pelo ato de excomungar, dar