Resumo do Livro Ualalapi
TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO PORTUGUÊS/ INGLÊS
Iº Ano, IIº Semestre
Disciplina: Introdução aos Estudos Literários II
Tema: Resumo do livro
“Ualalapi ”
Docente: Armiro Lobo
Discente: Maria fernada rohomadja
Maputo, outubro de 2013
Ungulani Ba Ka Khosa
RESUMO DO LIVRO UALALAPI
Ualalapi - é o nome de um guerreiro nguni a quem é destinada a missão de matar Mafemane, irmão de Mudungazi (depois chamado Ngungunhane- Gungunhana). Este guerreiro dá o título ao relato, ficcionado por Ba Ka Khosa, da vida e da época do Hosi (rei, imperador, em língua tsonga) Ngungunhane, famoso pela resistência que opôs aos portugueses nos finais do séc. XIX.
O livro aborda exactamente o momento inicial da ocupação efectiva pelos portugueses e a passagem do tempo pré-colonial ao período colonial. Ualalapi, no entanto, não é uma obra que apresenta os grandes feitos heróicos de um Grande Homem contra a violência do domínio colonial, como Ngungunhane vai ser retratado no Moçambique da pós-independência. Em vez disso dedica-se muito mais a uma representação de Ngungunhane que corresponde à realidade histórica, mostrando a imagem de um tirano cruel em relação aos outros povos africanos, mas também para com o seu próprio povo.
O romance dá-nos uma impressão da maneira como os portugueses surgiram lentamente nesta parte da África e como eram percepcionados enquanto seres diferentes. É, por outro lado, um ponto de vista que contrasta com os fragmentos históricos dos oficiais portugueses, intitulados “Fragmentos do fim”, que representam a história do ponto de vista do colonizador.
A violência excessiva no romance que caracteriza os métodos de Ngungunhane mostra um paralelo com a brutalidade deste Outro, colonizador e português nos Fragmentos do fim. Faz com que o imperador, a personagem central nesta época crucial na história de Moçambique, se revele um tirano que não se distingue dos portugueses na opressão e