Cpc 16
O objetivo do presente trabalho é apresentar o tema CPC 16, discutindo e explicando um pouco mais sobre o seu significado, qual o seu conceito, para que serve e como é utilizado.
Veremos a respeito das funções do CPC 16 e a sua ligação com os estoques. Para isso vamos um pouco mais a fundo, procurando conhecer o que é um estoque, qual o seu conceito e objetivo, e assim, descobrindo como age o CPC 16 para estabelecer o tratamento contábil para os estoques e como o mesmo orienta sobre a determinação do valor de custo dos estoques.
Trataremos ainda do Pronunciamento Técnico do CPC 16, que tem como objetivo identificar qual deve ser o tratamento contábil para os estoques, além das suas definições, que envolvem temas como: “Valor Realizável Liquido”, “Valor Justo” e “Contas de Estoque”, mostrando cada um dos significados destes temas.
Estoques
CONCEITO
O estoque é representado pelo conjunto de matérias-primas, produtos em fabricação, produtos prontos, material de aplicação e material de embalagem, nas indústrias, e pelas mercadorias, nas empresas comerciais.
Objetivo
O estoque ocorre em operações produtivas porque os ritmos de fornecimento e de demanda nem sempre andam juntos. Os estoques são usados para atender às necessidades decorrentes das diferenças entre fornecimento e demanda na produção.
Todas as operações mantêm estoques de algum tipo. Os ítens mantidos em estoques em diferentes operações vão variar consideravelmente em valor. Alguns tipos de operação, como os serviços profissionais, manterão níveis baixos de estoque, enquanto outras, como as operações de varejo ou armazéns, vão manter grandes quantidades de estoque de mercadorias para vendas.
O estoque pode ocorrer em diversos pontos dentro de uma operação. Em algumas operações, como uma loja de varejo, existe um estoque principal de bens, enquanto em outro extremo, por exemplo, há muitos pontos nos quais pode ocorrer estoque.
Há três tipos principais de decisões que os gerentes de