CPC 10
Estudantes: Marlon b. de Carvalho; e Murillo Ostini.
Resumo
O trabalha visa fornecer uma base para a identificação, reconhecimento e divulgação das operações que se utilizam de pagamentos baseados em ações em troca de bens ou serviços. Analisamos algumas condições para que seja concedido tal benefício por parte da empresa e quais os requisitos necessários para obter este direito. Exemplificamos com alguns dados numéricos como faríamos a contabilização, visando facilitar o entendimento. Por fim, tentamos demonstrar quais os benefícios e cuidados que devem ser tomados na aplicação deste CPC.
CPC 10 – Pagamento baseado em ações
O CPC 10, pagamento baseado em ações exige uma troca para que seja concebida que tal operação seja definida e reconhecida como uma operação com pagamento baseado em ações. Quando uma companhia oferece instrumentos patrimoniais ou valores monetários em troca de bens ou serviços, é caracterizada assim uma operação envolvendo ações.
Vantagens do CPC 10: no tocante a não necessidade de desembolso de caixa na emissão de ações, fazendo com que tanto um fornecedor quanto funcionários se beneficiem do aumento de produtividade da companhia e façam valorizar suas ações, sem com isso a entidade perder em competitividade por ter que dispor de desembolso de caixa.
Reconhecimento: ocorre quando há o recebimento do bem ou serviço por conta da entidade. Neste instante procede às contabilizações. É de suma importância esta identificação, já que dela decorre quando a entidade disponibiliza a terceiros ou a funcionários o direito do exercício de opção.
Existem basicamente três tipos de operação conforme consta no CPC 10, são elas:
Transações com pagamento baseado em ações liquidadas pela entrega de instrumentos patrimoniais da entidade (incluindo opção de ações), nas quais a entidade recebe produtos e serviços em contrapartida a esses instrumentos patrimoniais;
Transações com pagamento baseado em ações