cpc 03
Evolução do Pensamento Econômico
Sumário
Evolução do Pensamento Econômico
Introdução
Nessa pesquisa, será apresentada uma introdução à história da “A Evolução do Pensamento Econômico”, que passou por diversas mudanças através dos tempos, sendo modificada a cada nova teoria e contestação de alguns estudiosos, como os filósofos gregos e romanos. Passou por ideias liberais e de individualismo e outras que queriam uma economia ligada à constituição de um Estado forte.
Nesse sentido, a atividade econômica deveria se orientar de acordo com alguns princípios gerais de ética, justiça e igualdade. Os conceitos de troca, em Aristóteles, e preço justo, em São Tomás de Aquino, a condenação dos juros ou da usura, encontravam sua justificativa em termos morais, não existindo em estudo sistemático das relações.
Tendo também como referências grandes nomes, como Adam Smith, considerado o pai da economia moderna, e o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza” e “A causa da riqueza das nações", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse, promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
Em síntese a evolução do pensamento econômico variou por estas vertentes científicas que serão expostas nesta pesquisa, formando a economia como a conhecemos hoje, marcando os conceitos de micro e macroeconomia e, destes tantos outros conceitos que fizeram desta ciência, uma das mais importantes para o desenvolvimento mundial.
Grécia Clássica
Na Grécia Antiga a agricultura familiar era a