CPC 03
SUMÁRIO 3
1 CAPÍTULO 1 – QUESTÕES SOBRE A CPC 4
1) Qual é o objetivo do CPC 03? 4
2) O que o CPC 03 define sobre caixa e Equivalência de Caixa? 4
3) O que o CPC 03 nos orienta sobre moeda estrangeira? 5
4) Com as palavras do grupo, qual foi o entendimento geral sobre a CPC 03? 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1 CAPÍTULO 1 – QUESTÕES SOBRE A CPC
1) Qual é o objetivo do CPC 03?
As informações dos fluxos de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade da entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez. As decisões econômicas que são tomadas pelos usuários exigem avaliação da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como da época e do grau de segurança de geração de tais recursos.
O Pronunciamento fornece informação acerca das alterações históricas de caixa e equivalentes de caixa de uma entidade por meio de demonstração que classifique os fluxos de caixa do período por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.
2) O que o CPC 03 define sobre caixa e Equivalência de Caixa?
Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e não para investimento ou outros fins. Para se considerada equivalente de caixa, uma aplicação financeira deve ter conversibilidade imediata em um montante conhecido de caixa e estar sujeita a um insignificante risco de mudança de valor.
Por conseguinte, um investimento, normalmente, se qualifica como equivalente de caixa quando tem vencimento de curto prazo, por exemplo, três meses ou menos, a contar da data da contratação. Os investimentos em ações de outras entidades devem ser excluídos dos equivalentes de caixa a menos que eles sejam, em essência, um equivalente de caixa, como, por exemplo, nos casos de ações preferenciais resgatáveis que tenham prazo definido de resgate e cujo