Cpc 00
Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-financeiro
CPC 00
Capitulo 1 – Objetivo do Relatório Contabil-Financeiro de Propósito Geral
Introdução
O objetivo da elaboração e divulgação do relatório contábil-financeiro de propósito conceitual é constituir o pilar da Estrutura Conceitual.
Objetivo, utilidade e limitações do relatório contábil financeiro de propósito geral
O objetivo do relatório contábil financeiro de propósito geral é fornecer informação que seja útil aos usuários, principalmente investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, para tomada de decisões ligadas ao fornecimento de recursos para a entidade.
Decisões a serem tomadas por investidores existentes e em potencial dependem do retorno esperado dos investimentos feitos. Similarmente decisões a serem tomadas por credores existentes e em potencial dependem dos pagamentos de principal e de juros ou de outros retornos que eles esperam. As expectativas dos retornos dependem da avaliação destes quanto ao montante, tempestividade e incertezas associados aos fluxos de caixa futuros para entidade.
Para avaliar as perspectivas da entidade em termo de entrada de fluxos de caixa futuros, é necessário informações acerca de recursos da entidade, reivindicações contra a entidade, e o quanto eficientemente a administração da entidade e seu conselho de administração tem cumprido com suas responsabilidade no uso dos recursos da entidade. Essas informações sobre a aprovação do cumprimento de suas responsabilidades são também uteis para decisões a serem tomadas por investidores, credores e outro que tenham o direito de votar ou exerçam influencia nos atos praticados pela administração.
Muitos usuários não podem requerer que as entidades que reportam a informação prestem a eles diretamente as informações de que necessitam, devendo confiar nos relatórios contábil-financeiros de