Citocinas
Inflamação: Reação do organismo à agressão por uma agente infeccioso, por desafio com o antígeno, ou mesmo por uma lesão física.
Funções da inflamação: * Fornecer células ao local de infecção, levando à morte dos microrganismo * Barreira Física, formação de coagulação microvascular. Previne a propagação do microrganismo * Reparo Tecidual (não relacionado ao Sistema Imune)
Pontos cardinais da inflamação: * RUBOR (vermelhidão devido a dilatação dos vasos) * DOR (devido ao aumento da pressão exercido pelo acúmulo de fluído intersticial e devido a mediadores químicos) * CALOR (devido ao aumento do fluxo sangüíneo) * TUMOR (devido ao acúmulo extravascular de fluído) * PERDA DA FUNÇÃO
Receptores inatos, principalmente do tipo Toll, reconhecem o antígeno e iniciam a resposta inflamatória.
Mediadores inflamatórios: PAF( fator ativador de plaquetas)
Aumento do diâmetro vascular aumento do fluxo de sangue no local (vasodilatação), causando CALOR E RUBOR
Aumento da permeabilidade vascular saída de fluidos e proteínas do sangue para o tecido causando EDEMA E DOR
Coagulação em microvasos Bloqueio da difusão do patógeno pelo sangue
Componentes da resposta inflamatória
As citocinas são pequenas proteínas liberadas por varias células do organismo, em resposta a um estímulo ativador, e induzem resposta por meio da ligação a receptores específicos. As citocinas podem atuar de forma autócrina ( afetando o comportamento das células que liberam as citocinas, parácrina (afetando o comportamento de células adjacentes), ou endócrina ( afetando o comportamento de células distantes através da circulação).
.
As citocinas secretadas pelos macrófagos, em resposta aos patógenos, são um grupo de moléculas estruturalmente diversas que incluem a interleucina-1β (IL-1 β), IL-6, IL-12 e TNF-α. Existem duas principais famílias estruturais de