A vida de lucas evangelista
PRISCO (PAI DE DIODORO CIRINO)
ERA UM HOMEM DE MORAL E NOBRES QUALIDADES. VIRTUOSO TRIBUNO, AMADO PELAS TURBAS ROMANAS, HONRADO PELAS SUAS QUALIDADES MILITARES. AS TURBAS O ADMIRAVA PELA SUA RELAÇÃO DE BONDADE E JUSTIÇA COM SEUS ESCRAVOS, POIS O POVO ROMANO ACHAVA OS ESCRAVOS DESPRESÍVEIS E OS COMPARAVAM A QUADRÚPEDES. ERA SENADOR. NUNCA REVELOU A ENÉIAS E A NINGUÉM DE QUEM O COMPROU. PRISCO LEVARA O JOVEM ENÉIAS MACHUCADO E FERIDO PARA SUA CASA, PEDIU A SEU MÉDICO QUE O CURASSE E EXIGIU DELE APENAS OBEDIÊNCIA.
PRISCO DIZIA A TODOS QUE OBEDECIA AOS DEUSES E ÀS LEIS DE SEUS PAIS E TINHA ORGULHO DESSA OBEDIÊNCIA, POR SER VOLUNTÁRIA E EXIGIDA DE TODOS OS HOMENS HONRADOS, POIS ACREDITAVA QUE “O HOMEM SEM DISCIPLINA É UM HOMEM SEM ALMA”. PRISCO PERMITIU A ENÉIAS QUE ESTE SE SENTASSE AO CANTO DO QUARTO ONDE SEU FILHO DIODORO RECEBIA INSTRUÇÃO, ADMIRAVA O ESCRAVO PELA SUA CAPACIDADE DE APRENDER, POR SUA MEMÓRIA EXTRAORDINÁRIA, ENFIM O ACHAVA INTELIGENTE.
ANTÔNIA
ESPOSA DE PRISCO E MÃE DE DIODORO TINHA MUITA AFEIÇÃO PELA JOVEM ÍRIS, CRIADA DE QUARTO, JOVEM E BELA GREGA. A QUERIDA DO PESSOAL DOMÉSTICO, EDUCADA PESSOALMENTE POR ANTÔNIA QUE LHE DEVOTAVA AFETO MATERNAL. ANTONIA AJUDOU SEU MARIDO A PRESIDIR O CASAMENTO DE ÍRIS COM ENÉIAS, DANDO-LHES MUITOS PRESENTES, INCLUSIVE A DÁDIVA DA LIBERDADE.
DIODORO CIRINO
TRIBUNO CUJO HERÓI ERA CINCINATO TINHA CONSIDERÁVEL INSTRUÇÃO E MUITO INTELECTO, FILHO DE SÓLIDA E VIRTUOSA FAMÍLIA DE MUITOS SOLDADOS. HOMEM DE EXPRESSÃO E DE GESTOS RUDES ERA CASADO COM AURÉLIA, MAS ALIMENTAVA DESDE A INFANCIA UM AMOR POR ÍRIS, MAS NÃO TRAIA SUA ESPOSA, SUA INFEDELIDADE SÓ ERA DE CORAÇÃO. GOSTAVA DE HISTÓRIA, POESIA E FILOSOFIA. NUNCA FREQUENTARA BORDÉIS DE ANTIÓQUIA PARA ORGIAS SEXUAIS. BEBIA POUCO E SUA EVASÃO ÚNICA ESTAVA NO TRABALHO. PUNIA UM OFICIAL TANTO COMO A UM SOLDADO RASO DA INFANTARIA DA MESMA FORMA. AMAVA SUA FILHA E DEDICAVA PROFUNDO CARINHO E RESPEITO POR SUA ESPOSA. FINGIA SER RUDE COM OS ESCRAVOS, MAS