CP NG6 DR4
ÁREA DE COMPETÊNCIAS-CHAVE: Cidadania e Profissionalidade
DOC. N.º_____
FORMANDO:
N.º
Turma:
Data:
NG
DRA
TEMAS
NG6 – Abertura Moral
DR4
Direitos Humanos – as 3 gerações
Competência
Critérios de evidência
DR4
– Identificação e avaliação de estereótipos, preconceitos e formas de discriminação
- Compreender as noções de estereótipo, preconceito e discriminação.
- Identificar causas e efeitos da discriminação
- Reconhecer boas práticas no combate à discriminação.
Actividade: Ficha escrita
Critérios de Evidência: Compreender o fenómeno da intolerância e os mecanismos que o integram e reflectir sobre formas de o prevenir/combater.
1. Caracterize o fenómeno da intolerância, apresentando algumas das suas principais manifestações sociais.
R: A intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de vontade em respeitar as diferenças em crenças e opiniões. Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vista diferentes.
A intolerância religiosa, é tipo de intolerância que torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo actos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças.
2. Relacione as noções de estereótipo, preconceito e discriminação.
R: O estereótipo resulta de uma forma rígida de pensar que resulta de processos de simplificação e que se generaliza a todos os elementos de um grupo a que se refere.
O preconceito resulta de sentimentos baseados no estereótipo, ou seja, é uma atitude que se distingue do estereótipo porque não se limita apenas a atribuir características a um determinado