CO NG7 DR1
ÁREA DE COMPETÊNCIAS-CHAVE: Cidadania e Profissionalidade
DOC. N.º_____
FORMANDO: ________________________________________
N.º__
Turma:
Data:
NG
DRA
TEMA
NG7 – Argumentação e assertividade
DR1
Argumentação
Competência
Critérios de evidência
DR4
– Interação argumentativa;
– estrutura do discurso argumentativo
- Avaliar discursos argumentativos
- Compreender o carácter dialógico da argumentação
- Problematizar a relação premissas-conclusão
Actividade: Ficha escrita Exercício de análise de uma interacção argumentativa
CAROL: Hum, este hamburger está delicioso...
AISHA: Que horror! Era um ser vivo consciente, capaz de usufruir a vida, e que morreu para que tu possas comer os seus músculos e outros pedaços moídos e grelhados no pão! Isso é errado!
CAROL: Mas a maior parte das pessoas come carne! Portanto, não pode haver nada de muito errado nisso, ou as pessoas sentir-se-iam culpadas, não te parece?
AISHA: O facto de a maioria das pessoas não achar errado comer carne de animais não humanos não prova que tenham razão. Tal como em tempos a maioria achava a escravidão moralmente aceitável, pode muito bem hoje a maioria estar enganada quanto à moralidade de comer carne.
CAROL: Mas comer carne é natural, para nós! Fomos projectados para comer carne: temos caninos, como todos os carnívoros.
AISHA: Pode até ser natural, mas isso não quer dizer que seja certo. As pessoas lutarem e matarem-se parece natural entre nós, e todavia consideramo-lo moralmente errado.
CAROL: Mas nós necessitamos de carne, não seria saudável deixar de comê-la.
AISHA: Em primeiro lugar, isso não é um facto comprovado: existem milhões de vegetarianos em todo o mundo, como os budistas ou os hindus, que parecem perfeitamente saudáveis. Em segundo lugar, mesmo admitindo que