STC NG6 DR2
693 palavras
3 páginas
Área: Sociedade, Tecnologia e CiênciaNÚCLEO GERADOR 6: URBANISMO E MOBILIDADE
Domínio de Referência 2
Respostas
1. As maiores fontes de poluição nas cidades são:
Poluição hídrica: A poluição hídrica é a poluição em meio aquático. Define-se como água poluída toda a água cuja composição tenha sido directa ou indirectamente alterada e invalide parcial ou totalmente os fins a que esta inicialmente se destinava. A principal fonte de poluição hídrica é o Homem. Com o avanço da tecnologia e da indústria, aumenta o número de fábricas. Muitas destas fábricas trabalham com produtos químicos e nocivos, que depois de utilizados são geralmente deitados fora e muitas das vezes rios e lagos servem como local de depósito para esses mesmos químicos.
Poluição sonora: é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, acima do tolerável pelos organismos vivos no meio ambiente. Dependendo da indensidade, causa danos irreversíveis nos humanos.
Nas zonas urbanas existem por exemplo as sirenes e alarmes, automóveis, motociclos, aviação, entre outros.
Poluição atmosférica: caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.
Poluição do solo: acontece quando se acumula resíduos sólidos, urbanos ou industriais. Alguns locais não tem condições de segurança para acumular lixo. Do ponto de vista estético são locais desagradáveis e que libertam odores incómodos. Pode verificar-se numerosas substâncias ácidas, sulfuretos, amoníaco, etc, que paralisam as reações biológicas provocando a morte de seres vivos.
Poluição visual: ocasionada pelo grande número de cartazes publicitários, pelos edifícios que escondem a paisagem natural, etc.
2.
O ar poluído penetra nos pulmões, originando o aparecimento de várias doenças, em especial do aparelho