Cp- dr1
O homem é um ser social. É um ser individual que partilha e interage, desde o momento em que nasce até ao momento em que morre. O processo de autonomia vai-se desenvolvendo neste ato de ser social. Á medida que cresce o ser humano vai desempenhando tarefas que pressupõem o seu desenvolvimento pessoal, porém fá-lo com os outros, sempre de forma contextualizada. É nesse processo de crescimento pessoal que vai desenvolvendo a sua autonomia, adquirindo novas responsabilidades, direitos e deveres.
A autonomia e responsabilização remetem sempre para o conceito de liberdade e é neste contexto que é importante a existência de direitos e deveres para regulação e manutenção da mesma. Ser autónomo pressupõe uma independência face a algo ou alguém. A minha liberdade acaba quando a dos outros começa. Para se existir de forma civilizada e poder dar espaço para uma existência social é necessário ter consciência desses limites. Para ter um comportamento pro-social torna se necessário fazer corresponder o bem individual ao bem publico.
Falando de acordo com a minha experiencia e em termos pessoais (1), posso dizer que partilho a casa com a minha namorada, e ambos vivemos num apartamento. Desta forma torna-se importante salientar o facto de dividirmos ambos o mesmo espaço (gerindo as liberdades e espaço de cada um), sendo que temos responsabilidades comuns como as despesas da casa e do condomínio. São responsabilidades partilhadas, e uma forma de autonomia que adquirimos apartir do momento em que deixamos de estar dependentes dos nossos pais.
Como forma de podermos garantir a nossa autonomia e um nível de vida estável, tornou-se importante para ambos procurarmos um emprego (2) sendo que no meu caso em específico para o fazer voltei a estudar. O facto de estar a investir na minha formação vai-me proporcionar a profissionalização de modo a me inserir numa comunidade de trabalho e serviços prestados á comunidade. Estou deste modo a investir no meu