O que é arte?
A arte não se apresenta em todas as culturas, entretanto cada cultura possui uma maneira muito específica de criá-la.
A arte é uma manifestação humana criada com a essência e inspiração de seu momento, ultrapassando a história e as sociedades. E isto se deve pelo fato de que sabemos identificá-la e nomeá-la.
A idéia de transcendência da arte é nossa, sem nós ela não existe. O absoluto da arte é relativo à nossa cultura.
A percepção dos que contemplam a arte, o público que é obrigado a entender um objeto artístico, é o mesmo que vai decidir o que é arte e o que não é.
Através de sua concepção de que a arte é aquilo que pode ser conceituado e convencional, intitula-se de antiarte o que fugir desta regra. E mesmo assim não é desmerecedor de contemplação, por provocar "sentimentos" no espectador.
Duchamp, nos mostra um lado negativo dessa contemplação, por deixarmos de ver um objeto com os olhos limpos da percepção artística, a sua finalidade essencial foi esquecida. Quando olhamos uma máscara africana – exemplo dado por Duchamp – não percebemos mais o seu lado fantástico, mágico, para o qual foi confeccionada pelos africanos, nos restringimos a tentar desvendar a sua essência artística.
O que temos nos museus são objetos "secos" que perderam todo o seu contexto e finalidade primeira, a partir do momento que deixaram seus lugares originários, aonde se encontravam inicialmente, pois a princípio foram feitas para um único fim.
Jean Renoir, nos mostra que mesmo com todos os cuidados de restauração e de conservação de uma obra de arte, ela tende a desaparecer, pois os elementos que a compunha inicialmente foram transformados, soterrados por camadas de verniz, cimento, resina e outros artifícios que são usados para se "manter" um