CP-Cidadania
Cidadania é tudo o que exerce um cidadão e cidadão é todo aquele que é plenamente consciente dos seus direitos e dos seus deveres.
Como cidadão que sou e no exercício dos meus direitos e deveres tenho que me reger pela Constituição e pelo Governo português. Votar, escolher, indignar, fazer greve, manifestar, aceder à saúde, aceder à justiça e aceder à educação são apenas alguns dos meus direitos enquanto cidadão. Claro que há a outra parte, aquela em que se tem que cumprir e nesse campo, votar, respeitar a lei, pagar impostos e respeitar os outros independentemente de quem sejam são alguns dos exemplos.
Desde a Grécia antiga, onde nasceu a primeira democracia, que a cidadania aparece com os cidadãos a terem direitos e deveres, também nesta altura há uma grande evolução social e intelectual. Nesta evolução os homens tinham, consoante o seu estatuto, mais ou menos direitos, quanto às mulheres a evolução foi muito mais lenta em especial no que se referia à sociedade e à política.
Por vezes confunde-se a cidadania com os direitos humanos, talvez a evolução da primeira tenha levado à evolução da outra, mas são coisas distintas pois cidadania refere-se ao papel do cidadão com direitos e deveres, já os direitos humanos referem-se à igualdade entre pessoas independentemente das suas diferenças.
A história refere que no séc. V antes de Cristo os cidadãos já participavam em Assembleias tomando parte das decisões políticas embora fosse o Estado a dominar.
Depois há a divisão de classes quando o Império Romano é destruído, passando a haver nobres, o povo e o clero, e sendo este último a parte mais influente em todas as decisões a partir de então, levando a que a cidadania acabasse.
Só mais tarde a cidadania volta a aparecer por intermédio das monarquias.
Trabalho realizado por:
Carlos Marques