analfabetismo ambiental
ATRAVÉS DAS PÁGINAS DO CORREIO DO POVO1
Flávia Luciani Barella de Oliveira e Silva2
Prof. André Ricardo Gonçalves Dias3
Resumo: Este artigo propõe uma análise de notícias/reportagens relacionadas ao tema meio ambiente, a fim de identificar a relação dos meios de comunicação com as questões de cunho ambiental. Para este fim, reuniram-se como corpus as edições impressas da editoria Geral do jornal Correio do Povo, no período de julho de 2008 a julho de 2009. Estas edições foram submetidas à investigação quantitativa, com respaldo em pesquisa bibliográfica. Este estudo apontou, entre outras questões, como principal resultado o fato de que o discurso do jornal submetido à análise não possibilitar ao leitor uma visão crítica em relação ao assunto meio ambiente.
Palavras-chave: Meio Ambiente. Educação Ambiental. Jornalismo Cidadão.
1 INTRODUÇÃO
A Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no ano de 1992, na cidade do Rio de Janeiro/Eco 92, sensibilizou um grande número de pessoas, que passaram a perceber, de forma crítica, as questões ambientais a que sucumbe o nosso planeta. Nesse período, sinalizaram-se algumas questões ambientais preocupantes, sempre sob o acompanhamento e publicação da imprensa. Esta, de lá para cá, dentro da pauta ambiental, trouxe à tona reportagens e artigos sobre os mais variados assuntos.
Os meios de comunicação, de maneira geral, são ferramentas essenciais para construção e para o fortalecimento de uma sociedade participativa e democrática, uma vez que são instrumentos de formação de opinião como forma de expressão, além de impulsionar movimentos sociais diversos; moldar valores; ditar padrões de estética e de consumo etc. Enfim, os meios de comunicação agem como importantes mecanismos de mobilização nos diferentes segmentos sociais.
Com base no exposto acerca da relação entre aos meios de comunicação em massa e a sua implicação na divulgação em torno das questões de cunho