Cp 1 ra 1
A democracia como uma instituição de liberalização.
O conceito da liberdade e da responsabilidade e a relação que estes têm em conjunto.
Conceito de cidadania A cidadania deriva da palavra civitas, do latim, que significa “cidade”, que é o conjunto de direitos e de deveres ao que o indivíduo esta sujeito em ligação à sociedade em que vive. Os direitos políticos são um exemplo de direitos que o indivíduo tem enquanto membro da sociedade. Ser cidadão é o estar numa sociedade, o convívio com os outros, é ter direito à vida, à liberdade, à igualdade perante, é ter os direitos civis. Enquanto cidadãos temos o direito a votar e a ser votado. Temos então os direitos sociais que nos asseguram nos planos da educação, do trabalho, da saúde, entre outros.
História
Este conceito teve origem na Grécia clássica, sendo usado para designar os direitos aos cidadãos. Antevia então todas as implicações consequentes de uma vida em sociedade. A palavra “Cidadão” ao início significava “habitante de uma cidade”, que com o decorrer do tempo veio ganhar um significado mais facultoso. Ser cidadão é pertencer a um pais, uma sociedade onde existem leis a protegerem as pessoas através dos direitos, sendo que essas pessoas também elas coagidas a cumprir os seus deveres enquanto cidadão.
A cidadania é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e de direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade e de partilha, é insatisfação perante o que é injusto ou o que está mal, é vontade de aperfeiçoar, de servir, é espírito de inovação, de audácia, de risco, é pensamento que age e ação que se