lançamento de foguetes
APS – 2° e 3° semestres
Lançamento de foguetes
Alunos:
Fernando Figueiredo Zandoná RA: B453CI-2 EB3P43
Marcelo Soares Freitas RA: B540HI-9 EB2P43
Gustavo Paiola RA: B3019G9 EB3P43
Maicon Giacon Pegoraro RA: EB3P43
Roberto Folkl Junior RA: EB3P43
2013
Sumario
Introdução 3
Procedimento 4 Materiais 4 Foguete 4 Estabilidade 5 Lançamento 8
Discussão e Resultados obtidos 10
Conclusão 12
Bibliografia 12
1. Introdução
O projeto apresentado abaixo trata-se da construção de um foguete com propulsão a base de água e ar comprimido. O foguete foi construído com materiais leves, no caso a garrafa PET, pois pode suportar a pressão necessária para o experimento.
Para a estabilidade, devem ser levados em consideração os cálculos de centro de massa e centro de pressão do foguete. Ambos imensamente importantes para as condições de vôo corretas para o lançamento.
A respeito do funcionamento do projeto podem-se observar claramente diversos conceitos e leis da física envolvidas, ótimas para um melhor entendimento das matérias vistas em sala de aula.
Nas físicas envolvidas temos conceitos vistos na estática dos fluidos, com a utilização de ar e água adquirindo uma pressão, conceitos da Lei das alavancas de Arquimedes, para explicar o torque sofrido pelo foguete para se estabilizar. E por ultimo, mas não menos importante, uma das mais conhecidas leis da física, a terceira lei de Newton. Onde a pressão faz uma força na água, que revida com uma força de reação, empurrando o foguete para cima e dando inicio a este projeto.
2. Procedimento
Primeiramente deve ser construído o foguete. As instruções devem ser seguidas rigorosamente, pois se os cálculos não forem feitos corretamente, o foguete não ira seguir a trajetória esperada.
Os Materiais