cozinha do texas
A cozinha do estado do Texas é influenciada por alguns países como Alemanha , Inglaterra, Itália, nativo-americanos (índios) e principalmente do México, por causa desta influência mexicana criou-se o termo Tex-Mex.
Churrasco do Texas (Texas Barbecue): tem características distintas dos outros estados, onde comunmente se usa carne de porco o Texas depende da carne de gado imensamente produzida nesse estado (por isso esse é o estado de origem dos “cowboys” [vaqueiro]). Acém defumado é a carne mais usada, essas técnicas mostram influências europeias principalmente da Alemanha e também dos nativo-americanos; esse churrasco é normalmente servido acompanhado de uma torrada texana, que nada mais é do que um pão de forma com o dobro da grossura de um pão de forma comum levemente tostado na grelha.
Hamburger: A reivindicação mais antiga da invenção do hamburger foi feita por Fletcher Davis de Atena, texano que alegou tê-lo servido em servido em seu restaurante “ em uma época em que havia mais vacas do que pessoas no Texas” . De acordo com histórias contadas nos anos 80 ele abriu uma lanchonete onde servia um pedaço chato de carne moída com cebola e mostarda frito entre duas fatias de pão com pepino acompanhando; o nome do seu estabelecimento era “Old Dave’s Hamburger Stand” (barraca de hamburguers do velho Dave) reconhecido pela tribuna de Nova York como a origem do Hambuger.
Fajitas: A primeira evidencia culinária das fajitas com o corte de carne, o método de cocção (diretamente na fogueira ou na grelha), e o apelido espanhol que data ao ano de 1930 no interior do sul e oeste do Texas. Durante o recolhimento do gado, muitos eram abatidos regularmente para alimentar os trabalhadores, itens que seriam descartados tais como a cabeça, as entranhas e aparos de carne eram dados aos “vaqueros” (como eram chamados os cowboys mexicanos) como parte de seu pagamento, muitos pratos da culinária tex-mex tem origem dessa prática como por exemplo o “barbacoa de cabeza”