Casa HOFFMAN
CASE STUDY HOUSE #17
Hoffman House ou também conhecida como Case Study House Nº17, construída entre 1954 – 1955 por Craig Ellwood “Jon Nelson Burke” (1922 – 1992) nascido no Texas e que se mudou para Los Angeles em 1937 com a família. Serviu na segunda guerra mundial, logo após montou uma empresa de construção com seu irmão chamada “Craig Ellwood” em 1946 ele se torna chefe de publicidade para o Hollywood Bowl, em 1947 a empresa vai à falência, obrigando ele a trabalhar como estimador de custo para uma empresa de construção em Los Angeles, empresa que construiu muitos dos clássicos modernos em Los Angeles. Onde aprendeu tudo sobre arquitetura sem ir à universidade.
Chegou a fama pública quando a suas casas foram incluídas no Case Study Houses. Um experimento de construções residenciais baratas e eficientes patrocinado pela revista Arts & Architecture, para abrigar os milhões de soldados que voltavam da guerra, este projeto comissionou arquitetos importantes da época como Richard Neutra, Rafael Soriano, Craig Ellwood, Charles e Ray Eames, Pierre Koenig e Eero Saarinen, este programa funcionou desde 1945 até 1966, tendo atraindo mais de 350,000 mil visitantes, os poucos projetos que foram construídos estão em Los Angeles e São Francisco.
IMPLANTAÇÃO – MODULAÇÃO – MATERIAIS – DETALHES CONSTRUTIVOS
A casa fica em um terreno de aproximadamente 61M’ x 70.24M’ com forma irregular, quase plano, com exceção de um monte que começa a subir na parte de trás da linha da propriedade, cercado por um vale arborizado. É uma área suburbana, mas próxima de todas as comodidades da cidade de Beverly Hills. A casa foi planejada para uma família com quatro filhos, sendo dois meninos e duas meninas. O programa específico de medidas e uso, foi levantado pelo cliente de acordo com as necessidades.
Com a modulação da planta disposta em retângulos organizados em forma de “U” a casa conta com o acesso principal no qual pode se ir para a sala ou para o quarto