Cozinha comunitária
-------------------------------------------------
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição: -------------------------------------------------
Cozinha Comunitária
Cozinha Comunitária
As cozinhas comunitárias (CCs) preparam diariamente refeições baratas ou gratuitas para a população carente, que muitas vezes não pode pagar por sua alimentação. Cada CC prepara ao menos 100 refeições por dia, cinco vezes por semana. São Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição (EPANs) e, como tais, integram a parte operacional do Sistema Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e trabalham em consonância com outros programas e equipamentos de SAN. As CCs atendem somente à população em situação de vulnerabilidade social, preferencialmente àqueles indicados pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
As CC são menores do que os Restaurantes Populares, e algumas permitem à população utilizar o espaço para preparar seu próprio aliemnto. Elas estão instaladas em zonas estratégicas, como bolsõesde pobreza situados em periferias ou regiões metropolitanas.
A implantação e modernização das unidades ocorre através de editais públicos do Governo Federal. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) dá suporte financeiro à elaboração de projetos arquitetônicos e de engenharia e à compra de equipamentos para a operação das unidades. As prefeituras e os Estados precisam definir uma equipe técnica para a gestão das cozinhas; para isso, podem atuar firmando parcerias com organizações comunitárias e entidades sociais ligadas a programasde geração de trabalho e renda. * Unidades apoiadas: 620 *