Cotidiano e Reflexividade
A reflexividade é uma forma de opção que a modernidade trouxe ao individuo no qual o mesmo tem o poder de fazer suas escolhas de que seria adequado a ele, no momento a ser vivido. Contudo essa opção quase sempre está voltada para a tradição, estilos, costumes, dessa forma nem sempre é fácil se ter uma escolha reflexiva da vontade do eu ao meio social em que se vive. Geralmente essas escolhas estão limitadas a essa tradição ou sociedade.
Sendo assim, mesmo com a possibilidade de escolha, o individuo nem sempre pode ter uma opção que agrade ao seu individualismo. Dessa forma, as limitações são imposições que na sociedade, pode ser a transformação do desejo do eu. Salientado que, essas transformações, acarreta um olhar muitas vezes tirano para suas escolhas por parte da sociedade, ressaltando que nesse caso não a questão também não seria necessariamente radicalizar na refletividade moderna individual. É correto ressaltar na reflexividade o valor exercido entre a sociedade e o individuo que entre poder e liberdade. Outro fator importante para a reflexividade habitus que retrata a conduta do individuo na sociedade tendo ralação importante com a personalidade do caráter humano.
A reflexividade nesse caso passa a ser um conjunto de vários elementos que destacam a personalidade e a possibilidade de escolhas, que permite a socialização do individuo no contexto social de forma a se adequar ao seu individualismo. A modernidade passa por sucessivas etapas de reflexividade, que engloba os processos de formação social.