Cotidiano de uma empresa de transportes
Estudo Etnográfico
RESUMO
O cotidiano de uma empresa de transportes de Lajeado – RS foi estudado com base em meus estudos de etnografia. Aplicando esses conceitos iremos constatar como esse ambiente de trabalho pode ser estressante diante de diversos problemas estruturais, como a má gestão, espaço físico e organizacionais.
A EMPRESA ESTUDADA
Situada na zona central de Lajeado, o Grupo trabalha em dois seguimentos, transporte e logística e concessionárias automotivas, com vários clientes pelo Brasil. Fundada a mais de
30 anos, tem sua direção formada pelo seus fundadores e seus familiares, tornando-se assim uma empresa familiar. Possuindo 20 filiais pelo Brasil e 01 na argentina, conta com seu centro administrativo na Matriz em Lajeado, conta com 300 funcionários divididos entre os setores administrativos e motoristas e espalhados pelas filiais.
A ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA
Por ser uma empresa familiar, cabe aos integrantes da família dos fundadores a maioria dos cargos de direção e gestão e assim a tomada de decisões e organização da empresa. Porém com a evolução e grande crescimento seus diretores perderam o controle sobre todas as situações, tanto financeiras quanto de gestão. Assim recorreram a contratar outros administradores qualificados nas áreas administrativas e financeiras. O grau hierárquico sempre se manteve pela ordem familiar, contudo com a expansão cargos com maiores responsabilidades precisaram ser preenchidos por outras pessoas de fora da família, isso acabou por gerar conflitos entre seus diretores quanto a responsabilidade de cada diretor.
A VISÃO DOS FUNCIONÁRIOS
Questionando diversos funcionários de diferentes setores e filiais sobre diferentes temas, ficou claro o descontentamento e o nível de estresse que sofrem, além do descontentamento com relação a maneira que são exigidos e pela estrutura física dos seus locais de trabalho. Foram entrevistados 35