Doce viagem
Resumo
Este projeto pretende expor, em formato de vídeo-documentário, a vida e a situação dos trabalhadores informais nos ônibus de salvador. Neste trabalho estarão presentes depoimentos dos vendedores, representantes do órgão público responsável e associados da Unibal e Setps. Pretendemos traçar uma linha de divulgação sobre suas historias de vida e perspectivas.
A idéia principal é construir um produto que sirva para divulgar o cotidiano desses vendedores ambulantes bem como os problemas enfrentados cotidianamente.
Palavras-Chaves: Mercado Informal, associados,ambulantes .
Introdução
Qualquer pessoa que faça uso do transporte coletivo urbano, pelo menos uma vez no dia, se depara com os vendedores ambulantes na cidade de Salvador. Esse tipo de comércio informal ficou mais constante após 25/11/2005, quando a prefeitura municipal, em acordo com Setps (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador)mudou o decreto 9711/92, permitindo o acesso de ambulantes cadastrados aos ônibus, desde que portem coletes e crachá de identificação. Para ter acesso à identificação devida o ambulante tem que pagar uma taxa de R$5 ao mês.
Buscando mostrar a situação social e econômica predominante do mercado informal nos ônibus de Salvador, o documentário (Doce Viagem), visa apresentar um grupo marginalizado pela sociedade, porém cheio de peripécias para sobreviver à falta de emprego.
O cotidiano dos vendedores, seus anseios e suas alegrias são algumas das abordagens que guiarão o vídeo, que pretende relatar também a participação da prefeitura junto à Unibal e Setps.
Descrição do projeto
Este projeto é de um vídeo documentário, cujo tema é uma abordagem sobre a vida dos vendedores ambulantes nos ônibus de Salvador.
O vídeo consiste em levantar informações sobre o mercado informal e o cotidiano dos