Teoria das cores - newton x goethe
Newton x Goethe
Bruna Luana Carlini Moser
Prof. Alexandre da Conceição
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Design de Moda
25/04/2013
RESUMO
Este trabalho busca, num primeiro momento, investigar e confrontar as teorias de Newton e Goethe, no que diz respeito às cores, analisando suas teses e estudos, para que, desta forma, torne-se possível entender, de maneira mais clara, a importância destas em nosso cotidiano.
Palavras-chave: Cores. Newton. Goethe.
1 INTRODUÇÃO
As cores podem ser definidas como um fenômeno que desperta sensações boas e ruins, porém, além disso, são capazes de nos proporcionar o conhecimento do belo e do feio no meio que habitamos, sem que seja necessário verbalizar.
É através delas que o cotidiano de quem trabalha com moda, artes gráficas e outros, acaba sendo imensamente facilitado, pois, como já citado anteriormente, elas são um poderoso meio de comunicação, inclusive, cognitivo.
2 TEORIA DAS CORES DE NEWTON
Isaac Newton nasceu em Londres no ano de 1643 e viveu até os 84 anos. Durante sua vida estudou diversas áreas como ciências, física, química, matemática e mecânica.
Newton acreditava que a luz era apenas uma mistura heterogenia de raios, e, a partir disso, realizou diversos experimentos, sendo o feixe de luz que atravessava um prisma e refletia em cores, o mais conhecido. A este experimento, foi dado o nome de espectro.
[pic] (Representação figurativa de um Espectro)
Mais além, em suas pesquisas, Newton resolve criar seu disco de cores, com o intuito de aprofundar ainda mais sua investigação sobre tal fenômeno, pois havia descoberto que a cor luz podia se decompor em muitas cores, ou seja, ela continha, segundo ele, todas as cores, o que a classificava como impura.
[pic] (Representação figurativa do círculo das cores de Newton)
3 TEORIA DAS CORES DE GOETHE
Foi