Cotação do ferro
A Austrália e o Brasil são dois grandes fornecedores de minério de ferro, principalmente para a China. Através da tabela, é possivel observar que o preço do minerio por tonelada da Australia, é sempre mais caro em relação ao preço do minerio por tonelada do Brasil. A partir do ano de 2004, o preço do minério deu um salto significativo ano após ano. De 2007 para 2008, o preço do minério na Australia subiu quase que 80%.
Já na tabela do mercado spot por exemplo, fica mais difícil detectar uma tendência única, já que os preços dividem-se entre as áreas de origem e destino. Um dos mais avaliados é o minério de ferro brasileiro, cujas despesas como frete são de responsabilidade do exportador, com destino à Europa, uma vez que o mercado europeu é primariamente abastecido pelo Brasil, dado a proximidade geográfica entre as duas regiões.
Minério de ferro cai para mínima de 5 anos com excedente
RecomendeCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+Compartilhar no LinkedIn
153 views0
Salvar notícia
MARCELO PRATES
Minério de ferro: queda nos preços tem forçado muitas minas de alto custo na China, maior importador e consumidor da commodity
Da REUTERS
Singapura - Os preços do minério de ferro caíram ao menor nível desde setembro de 2009 nesta terça-feira e davam sinais de recuar ainda mais, com um excedente de oferta pressionando as cotações da commodity, que já acumula perdas de 42 por cento neste ano.
O iminente inverno na China, que em anos anteriores elevaram a demanda das siderúrgicas chinesas por minério importado, provavelmente não dará um impulso aos preços, já que muitas minas de minério de ferro do país já estão fechadas, disseram operadores.
"Muitas usinas já mudaram para o uso de mais minério importado devido à queda nos preços neste ano, portanto eu não entendo que aquela demanda adicional durante o inverno será muito maior", disse um operador de minério de ferro de Xangai.
A queda nos preços tem forçado muitas minas de