cotagem engenharia civil
5.1.Disposição
A disposição da cota no desenho deve indicar claramente a finalidade do uso. Geralmente é resultado da combina- ção de várias finalidades. A origem é localizada num elemento de referência e as cotas são localizadas na extremidade da linha auxiliar.
5.2 Cotagem em cadeia Deve ser utilizada somente quando o possível acúmulo de tolerâncias não comprometer a necessidade funcional das partes.
Exemplo:
Figura 1
5.3 Cotagem por elemento de referência Este método de cotagem é usado onde o número de cotas da mesma direção se relacionar a um elemento de referência. Há duas formas diferentes de apresentação da cotagem por elemento de referência – Cotagem em paralelo e cotagem aditiva:
. Cotagem em paralelo: é a localização de várias co- tas simples paralelas uma às outras e espaçadas suficien- temente para escrever a cota.
Exemplo:
Figura 2 Cotagem aditiva: é uma simplificação da cotagem em paralelo e pode ser utilizada onde há limitação de espaço e não haja problema de interpretação.
Exemplo:
Figura 3
Cotagem aditiva em duas direções pode ser utilizada quando for vantajoso:
Exemplo:
Figura 4
Quando os elementos estiverem próximos, quebramos as linhas auxiliares para permitir a inscrição da cota no lugar apropriado.
Exemplo:
Figura 5
5.4 Cotagem por coordenadas Pode ser mais prático reduzir-se a Tabela:
Exemplo: