Desenho técnico
R: Desenhos de localização: Esc. 1:500 ou Esc. 1:1000 Os desenhos de localização são utilizados em qualquer projeto de arquitetura e informa o local e a posição da edificação a projetar, acessos, limites do terreno e orientação dominante. Desenhos de conjunto: Esc. 1:50 ou Esc.1:10
Os desenhos de conjunto são os que definem a forma, as dimensões e a articulação dos principais elementos das construções. Desenhos de detalhe: Esc. 1:20 ou Esc. 1:10
Os desenhos de detalhe são utilizados principalmente na apresentação de particularidades menos comuns na construção que devam ficar bem definidas, quer em termos de configuração geométrica, quer em termos de funcionamento e materiais constituintes.
2. Idem em desenhos de projetos de edificações, no âmbito da engenharia civil.
R: São os desenhos que representam a parte que tem a função de assegurar boas condições de estabilidade e, para um dado período de tempo, resistir aos esforços que as ações a que está submetida lhe transmitem. Nos desenhos das estruturas de concreto armado, costuma se utilizar a escala 1:100, mas também é utilizada as escalas 1:50 ou 1:200. Nos desenhos dos elementos estruturais, utiliza se em geral as escalas 1:20 e 1:10.
3. Indique que particularidades gráficas caracterizam a cotagem em desenhos de projetos de arquitetura e de engenharia civil, face aos critérios gerais de cotagem em desenho técnico.
R: Na cotagem em projetos de arquitetura e engenharia civil são seguidos as normas gerais de cotagem em desenho técnico porém com alguns aspectos de utilização prática bastante generalizada, resultante da adoção de normas internacionais, em especial das normas francesas, como complemento das normas gerais de cotagem em desenho técnico.
4. Quais as vantagens no projeto de arquitetura e de engenharia civil por se recorrer aos