rochas
Diferente dos sedimentos, como por exemplo a areia da praia (um conjunto de minerais oltos), as rochas têm os seus cristais ou grãos constituintes muito bem unidos
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas.
ROCHAS ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS
São formadas pela solidificação do magma proveniente do interior da Terra, que trazem para a superfície do planeta importantes informações sobre as regiões profundas da crosta e do manto terrestre.
As rochas ígneas são um tipo rochoso formado pela pressão e calor intenso que ocorre dentro do nosso planeta. Elas derretem devido às temperaturas muito altas dentro do manto da Terra. Essa substância derretida - magma, ou rocha fundida - carrega o amálgama de muitos materiais diferentes. Quando o magma atinge a superfície da Terra, essa rocha líquida se transforma em lava. Existem muitos tipos de rochas ígneas. Sua categorização é baseada em sua composição mineral e se elas resfriaram, dentro ou fora da Terra.
Elas podem ser formadas com ou sem a cristalização, ou abaixo da superfície como rochas intrusivas (plutônicas) ou próximo à superfície, sendo rochas extrusivas (vulcânicas). O magma pode ser obtido a partir do derretimento parcial de rochas pré-existentes no manto ou na crosta terrestre. Normalmente, o derretimento é provocado por um ou mais dos três processos: o aumento da temperatura, diminuição da pressão ou uma mudança na composição.
Atualmente, a classificação de rochas ígneas é baseada na