Pesquisa
O desenho de localização usa escala 1:500 ou 1:1000, é utilizado geralmente em plantas fundiárias em municípios onde se marca a localização de obras. O desenho de conjunto usa escala 1:50 ou 1:10, definem a forma, dimensões e articulações dos principais elementos das construções. O Desenho de detalhes escala 1:20 ou 1:10, referem-se a elementos construtivos ou de ligação, ou algo especifico, podendo ser um objeto de apresentação em outras escalas, pode variar as dimensões reais do detalhe podendo ser usada a escala 1:2 ou 1:1.
2. Idem em desenhos de projetos de edificações, no âmbito da engenharia civil.
Em projetos de edificações as escalas utilizadas são as de desenho de conjunto por definir a forma, dimensões e a articulação dos principais elementos da construção; a escala geralmente é de 1:50 ou 1:10.
3. Indique que particularidades gráficas caracterizam as cotagem em desenhos de projetos de arquitetura e de engenharia civil, face aos critérios gerais de cotagem em desenho técnico.
A cotagem em plantas é utilizada a cotagem em série. Cotas de espessura - representa medidas de espessura dos pilares, paredes e pavimentos. Cotas de eixo dos vãos - estabelecem medidas entre eixos e de vãos. Cotas de implantação - representa a localização para implantação de pilares, paredes e níveis de pavimentos. Apresenta-se valor das cotas, perpendicularmente à linha de cota, correspondendo à distâncias medidas a partir de um ponto comum até o início das paredes e eixo dos pilares.
4. Quais as vantagens no projeto de arquitetura e de engenharia civil por se recorrer aos sistemas CAD, face aos processos tradicionais.
A sua flexibilidade e capacidade de adaptação a qualquer área técnica. No CAD a alteração simultânea por manipulação e modificação dos desenhos técnicos no âmbito da produção e da concepção,