costureira
Assunto: chocolate e a relação com a pascoa
Data de entrega: 15/05/2014
Turma: 7°ano A
A história do chocolate
A história do chocolate é muito antiga e remonta a 1.500 a.C. e além da civilização Olmeca, que foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro, há evidências arqueológicas que comprovam o seu uso pelos Maias, Toltecas e Astecas. Era ingerida sob forma de bebida pelos sacerdotes em rituais religiosos. E já foi tão valioso que suas sementes já serviram também como moeda corrente para troca de mercadorias. Cristóvão Colombo foi quem descobriu o cacau para a Europa, quando de sua quarta viagem ao Novo Mundo, por volta de 1502.
Mas ele já era usado bem antes de Cristo. Há muita história sobre seu uso e recentemente foi descoberto vestígios de sua utilização como bebida em vasos de 3.100 anos em Honduras, onde foram encontrados traços de cacau nas peças de cerâmica. A descoberta faz a data de origem das bebidas baseadas na fruta recuar em cinco séculos, afirmam os pesquisadores.
A relação do chocolate com a pascoa
O costume começou há cerca de 3.000 anos com os chineses, que comemoravam o início da primavera no Hemisfério Norte, oferecendo ovos de pata e galinha pintados em cores fortes.
O ritual pagão celebrava a volta à vida, após um inverno rigoroso e os longos meses em que a natureza permanecia coberta de neve.
A data coincide com a Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo. Com o tempo, o costume se espalhou pelo mundo, e outros materiais substituíram o ovo animal, como a madeira e as pedras.
Em meados de 1828, o desenvolvimento da indústria de chocolates na Inglaterra consolidou o produto como matéria-prima nesta época. No Oriente, no entanto, os ovos de chocolate ainda não foram totalmente incorporados à cultura.