Costumes e crimes na sociedade primitiva
Malinowski começa falando que não era problema quando se imaginava que o “selvagem” era realmente selvagem, e que seguia a frágil lei que possuía. Mas a sociedade primitiva começou a ser visto de outro modo pelos cientistas, quando começou a ficar notório que o selvagem segue a tendência natural dos seus impulsos espontâneos.
Muitos diziam que o selvagem tem uma profunda reverência pela tradição e pelo costume. Obedece a elas de forma “servil”, “involuntária“ e “espontânea” por “inércia mental”.
Malinowski concorda com a frase de E. SIDNEY HARTLAND (No slide), mas duvida que a tradição seja idêntica na arte, nas relações sociais, na religião. E ao falar que os selvagens aceitam de maneira natural, e que não procura rompê-los, sendo que o certo seria não aceitar como natural qualquer coerção, e obedecer a regulamentos desagradáveis sem ser compelido.
Ele cita uma outra fala, dessa vez do Dr. Rivers, na qual o mesmo fala de “um método inconsciente ou intuitivo de regular a vida social”, e que é “estritamente ligado ao comunismo primitivo”. (Frase no slide). E Malinowski fala que esses métodos “inconscientes” respondem pela lei, pela ordem, pelo comunismo e pela promiscuidade (relação sexual casual) sexual.
Outro autor, o professor Hobhouse, falando sobre tribos de níveis muito baixo de cultura diz que (frase no slide). E Malinowski critica, porque não haveria um sistema de obrigação, não imposto por autoridade central, mas sim em motivos reais, interesses e sentimentos complexos.
O fato é que nenhuma sociedade pode funcionar eficientemente se as leis não forem obedecidas de modo “voluntário e espontâneo”. Há certo número de leis, tabus e obrigações em toda cultura humana que muito pesa sobre todos s cidadãos, exigindo grande auto sacrifício, que é obedecido por razões morais, sentimentais ou reais. Malinowski concluiu que toda lei é obedecida por essa misteriosa propensão do selvagem a obedecê-la. De que