Costa rica
Situada na porção meridional do istmo da América Central, a Costa Rica limita-se com o mar do Caribe a leste, com o oceano Pacífico ao sul e a oeste, com a Nicarágua ao norte e com o Panamá a sudeste. A superfície do país é de 51.100km2.
Geografia física
Geologia e relevo
O relevo da Costa Rica é montanhoso. A cordilheira vulcânica procedente da Nicarágua percorre o país longitudinalmente, primeiro com o nome de Guanacaste e logo como serra Central. Seu último maciço é o de Turrialba, onde se localiza o vulcão de mesmo nome, na província de Cartago. Outra importante cadeia de montanhas é a de Talamanca, originária do Panamá, que se estende em direção à cordilheira vulcânica penetrando nas províncias de Cartago e San José. Entre as duas cadeias montanhosas se localiza o planalto Central, a área mais fértil e habitada do país.
As costas são em geral baixas, com contornos uniformes no Atlântico e mais irregulares no Pacífico, onde se localizam as penínsulas de Nicoya e Osa. As maiores planícies são as do vale do Tempisque, na província de Guanacaste, e as que se estendem entre a cordilheira e o Atlântico até chegar ao rio San Juan e lago Nicarágua. O ponto culminante do país é o pico Chirripó Grande, com 3.820m de altura, na cordilheira de Talamanca.
Clima
As baixadas do litoral, até mil metros sobre o nível do mar, são quentes e úmidas (25 a 27 C). De mil a dois mil metros de altitude, as temperaturas são amenas, como, por exemplo, no planalto Central (15 a 25 C). Acima de dois mil metros, o clima é frio (5 a 15 C). O período de chuvas se estende de maio a novembro, com precipitações mais abundantes nas faixas litorâneas, principalmente no Atlântico, e mais escassas nas grandes altitudes.
Hidrografia
Poucos rios são navegáveis, mas têm potencial