cosmovisão
O QUE É UMA COSMOVISÃO?
1.1. Uma Breve História do Conceito de “Cosmovisão
O termo alemão Weltanschauung foi cunhado por Kant e veio depois a ser uma palavra chave na mentalidade do idealismo alemão e do romantismo, sendo transmitido via Fichte para Schelling, Schleiermacher, Schlegel, Novalis, Hegel e Goethe. Por volta de 1840, segundo Albert Wolters, o termo tinha se tornado "um item padrão no vocabulário do Alemão educado" (p.15). Na década de 30 ele penetrou em outras línguas, e desde Kierkegaard os filósofos tem buscado relacionar a nova idéia ao conceito mais antigo de "filosofia".
Devido à sua origem, o termo traz uma carga idealista-romântica bastante forte. Uma característica importante do período foi o "nascimento da consciência histórica", marcada pela oposição ao intelectualismo grego-iluminista e pela ênfase no particular, temporal e concreto.
Assim enquanto o termo "filosofia", de origem grega, pertence a uma mentalidade orientada para o universal e essencial, o termo alemão weltanschauung pertence a uma mentalidade dominada pela relatividade histórica.
O primeiro a utilizar a noção de weltanschauung para expressar a visão de um cristianismo integral abarcando todas as dimensões da cultura foi o teólogo escocês James Orr (1884-1913). Suas palestras nas KerrLectures para 1890-91 foram publicadas com o titulo The Christian ViewofGodandThings. Nessa obra Orr afirma que o modernismo deve ser enfrentado através do desenvolvimento de uma cosmovisão abrangente, na qual princípio deve ser ordenado contra princípio. Declara também que
"... a visão cristã das coisas forma um todo lógico que não pode ser ... aceito ou rejeitado por partes, mas permanece ou cai em sua integridade, e que pode apenas sofrer com tentativas de amálgama ou compromisso com teorias que se apóiam em bases totalmente distintas." (p. 95)
Nessa época Abraham Kuyper já era o líder inquestionável do neo-calvinismo. Através de suas atividades como teólogo,