Locke e Rosseau
Sua concepção é tipicamente burguesa, fundador do empirismo filosófico moderno e teórico da revolução liberal inglesa de 1689. Isso ocasionou o surgimento de normas parlamentares, bem como na condução do Estado fundado numa declaração dos direitos dos parlamento. Anterior tinha surgido p “habeas corpus” (que tenhas o seu corpo) estabelece algumas garantias que transforma o súdito no cidadão.
Liberdade de Locke
Em estado natural o homem sente necessidade de colocar limites em sua própria liberdade, e o propósito é garantir a propriedade. Ele afirma que os homens se juntam em sociedades políticas e submetem-se a um governo com a finalidade principal de conservarem suas propriedades. O estado natural ( a falta de estado) não garante a propriedade. É necessário constituir um estado que garanta o exercício da propriedade.
O contrato
Com esse propósito, os homens estabelecem um contrato que origina tanto a sociedade como o estado (as duas coisas vão juntas).
Fica evidente a base burguesa dessa concepção..vivencia-se a época o mercado, os contratos de compra e venda, de transferência de propriedade, e parte de uma ideologia política.
Para Locke o Estado pode ser feito e desfeito, como qualquer contrato.
Defende a plena autonomia, a absoluta soberania.
A relação estado sociedade
O poder supremo não pode tirar do homem uma parte de suas propriedades, sem o seu consentimento.
Já existe uma distinção entre sociedade política (o Estado) e sociedade civil( que se funda somente no séc. XVIII), por conseguinte entre público e privado. Em que sentido nasce esta distinção?
Locke afirma que a propriedade é objeto de herança, pois o pais transmite a propriedade aos filhos, o poder político ao contrário, não se transmite pela herança, deve ter sua origem democrática , parlamentar.
A sociedade política e a sociedade civil obedecem a normas e leis diferentes. Todos os direitos de propriedade são exercido na sociedade civil e o estado não deve interferir,