cosmologia
Introdução
Este trabalho é sobre a cidadania europeia e tudo o que a rodeia.
Tem como objetivos:
O que é Cidadania;
Deveres do cidadão;
Direitos do cidadão;
O que significa Cidadão;
Parlamento Europeu;
Conselho Da União Europeia;
Comissão Europeia;
Fundamentos da união europeia;
Tratados da União Europeia;
Os alargamentos da União Europeia;
O reforço da cidadania europeia – a carta dos direitos fundamentais;
Direitos do cidadão da UE;
Estudar noutro país da UE;
Trabalhar noutro país da UE;
Residir noutro país da UE;
Projeto- Estudar noutro país da UE.
O que é cidadania?
A cidadania é uma obrigação entre o cidadão e o Estado e também o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais de um cidadão.
Exercer a cidadania é ter consciência dos direitos e deveres de cada um e lutar para que sejam colocados em prática, sempre que possível.
Evolução do conceito de cidadania O conceito de cidadania foi evoluindo ao longo do tempo.
Na idade média as pessoas tinham de prestar obediência aos senhores e ao rei. A partir da Revolução Francesa o povo relacionava-se com o Estado enquanto comunidade, numa relação de participação no exercício do poder político. No Estado Moderno as pessoas passaram a ser mais valorizadas. Numa primeira fase a cidadania era apenas reconhecida pelo Estado aos cidadãos nacionais mas, com a revolução dos tempos, os direitos civis foram sendo alargados aos estrangeiros.
Cidadania Portuguesa
A cidadania portuguesa está associada à nacionalidade e à residência no território português, sendo adquirida pelo nascimento em Portugal, pela origem dos pais ou por aquisição da nacionalidade.
Os cidadãos com nacionalidade portuguesa desfrutam dos direitos políticos inscritos na Constituição da República Portuguesa. Os cidadãos estrangeiros estão afastados dos