Cosmetologia
CONCEITOS BÁSICOS:
Cosmetologia é a ciência que serve de suporte à fabricação dos produtos de beleza e permite verificar as sua propriedades.
Cosmetologista: é o técnico que estuda e aprimora as formulações e fabrica produtos de beleza.
Cosmiatria ou Dermatologia Estética: é a arte ou ciência médica que estuda, previne e trata a beleza humana em todos os seus aspectos e concepções.
Estética: Estética, do grego aisthésis significa perceber, sentir, é uma ramo da filosofia, e tem por objetivo o estudo da natureza do Belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e as emoções estéticas, bem como as diferentes formas de arte, do trabalho artístico.
Na antiguidade – especialmente com Platão, Aristóteles e Plotino – a estética era estudada junto com a lógica e a ética. O Belo, o Bom e o verdadeiro formavam uma unidade. A Estética adquiriu autonomia como disciplina com a publicação de “A Esthetica” de Alexander Baumgarten, em 1750.
Esteticista: é o profissional que sabe escolher os cosméticos, segundo as suas propriedades, qualidades e indicações e os aplica de acordo com as técnicas e métodos ligados à profissão.
Cosméticos: Originalmente, cosmético era o nome dado às substâncias naturais destinadas a suavizar o cabelo e dar-lhe brilho. Depois da primeira guerra com o aumento do consumo dos produtos de beleza, o nome cosmético tomou sentido amplo, designando toda substância de origem animal, vegetal e mineral utilizada para embelezar a pele e seus anexos(cabelos, unhas).
È importante destacar que o termo cosmético deve se limitar aos produtos com ação superficial, sem caráter terapêutico. Cosméticos não penetram na estrutura celular, nem fazem sinergia (integração, ação conjunta) com o sistema circulatório. Qualquer ação em profundidade sobre a pele e anexos, com produtos que alteram a estrutura celular, passa ao domínio médico e deve ser visto como medicamento.
Exemplos de cosméticos:
Cremes | Descolorantes | loções