Fisica
Instituto de Física
Disciplina: Física Geral e Experimental XX
Professora: Daisy
Laboratório 5: Gerador de corrente contínua
1. Objetivo Obter a curva característica VxI (tensão x corrente) do gerador de corrente contínua. Determinar, experimentalmente, a força eletromotriz (fem) e a resistência interna da fonte de tensão. Analisar as curvas de potência (PxR) e de rendimento (ηxR) da fonte de tensão. 2. Introdução teórica Quando deseja-se estabelecer uma corrente elétrica sobre um resistor R, deve-se criar uma diferença de potencial entre os terminais de R. Um modo simples de se produzir tal efeito seria conectar um dos terminais de R em uma esfera condutora descarregada e o outro terminal em uma segunda esfera carregada negativamente. O problema principal deste procedimento é que a corrente ou fluxo de elétrons, de uma esfera para outra, será muito rápido, fazendo com que ambas as esferas fiquem a um mesmo potencial1. Para manter uma corrente elétrica por um tempo mais longo, é preciso uma "bomba de carga", isto é, um aparelho que mantenha os terminais do resistor sob uma diferença de potencial V. Estes dispositivos, são chamados por fontes ou força eletromotrizes (fem) e um dos mais comums é a bateria (Figura 1)1.
Figura nº 1
Força eletromotriz em um circuito elétrico.
Além da bateria existem diversos materiais que funcionam como fontes fem, são eles2: * Energia luminosa (bateria solar); * Diferença de temperatura (termo-par); * Energia mecânica (queda d'agua); * Energia Térmica: * Queima de carvão * Queima de óleo combustível * Reações nucleares.
Definição: Chama-se força eletromotriz de um gerador ao quociente da energia que o gerador fornece ao circuito durante certo tempo pela carga elétrica que atravessa uma secção transversal do circuito durante o mesmo tempo3. Em geral se representa a força eletromotriz pela letra ε ou pelas iniciais f.e.m..