Cosmetologia
• Filtro solar
• Despigmentantes
• Hidratantes
Filtro Solar Os filtros solares são substâncias destinadas a proteger a pele do sol (das radiações ultravioletas A e B). A curto prazo, eles protegem a pele de queimaduras e alergias solares e, a longo prazo, de envelhecimento e câncer de pele. Eles podem agir de duas maneiras:
Os filtros Químicos agem através da absorção dos raios ultravioletas, impedindo assim que a pele seja atingida. Porém, para isso acontecer, o filtro solar deve ser fotoestável, ou seja, sua molécula não pode ser danificada no ato dessa absorção, somente assim, ele desempenha sua função com eficácia.
E os filtros físicos ou de barreira são substâncias opacas que formam uma película sobre a pele e refletem os raios ultravioletas, não absorvendo a radiação. Eles apenas funcionam como um espelho, refletindo as radiações danosas. Não são muito aceitos cosmeticamente (mais espessos e de difícil aplicação sobre a pele),mas apresentam menor sensibilidade (alergia), sendo muito indicados para elevar a proteção solar e para crianças menores. Exemplos mais comuns são o Dióxido de Titânio e Óxido de Zinco. É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto.
É importante ressaltar que os filtros solares, para terem a ação reflexiva ou de absorção, devem se manter externos, aderidos á camada superficial da pele. Existem muitas marcas cujo filtro solar passa a ser absorvido pelos tecidos, tornando o produto apenas hidrantante, perdendo a fração fotoprotetora. Nos filtros solares tem os Fatores de Proteção Solar (FPS) são uma medida que indica quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta, sem se queimar. Eles auxiliam na escolha do produto de acordo com o tipo de pele. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS. O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os