cosmetologia na area farmaceutica
ELIANE BRENNER e MÁRCIO FERRARI
Cosméticos não são mais produtos destinados apenas à beleza. Eles aliaram beleza à saúde, em resposta às mudanças de conceitos e de comportamento sociais. Os farmacêuticos cosmetologistas enfrentaram grandes desafios para atender a essa nova demanda. E conseguiram. O resultado desse esforço é a expansão do mercado de cosméticos. O Brasil é o terceiro do mundo.
Conheça o mercado e o ensino de Cosmetologia.
Pelo jornalista Aloísio Brandão,
Editor desta revista. eleza e cosméticos jamais se separarão. Estão unidos por um cordão cujo umbigo está plantado, no tempo, há milhares de anos. Esta constatação revela que o homem, sempre, buscou o embelezamento.
Quando foi aberto por pesquisadores, o túmulo de Tutankamon, o conhecido “Faraó Menino” (1.346 a.C), estava repleto de pigmentos para a pintura dos olhos, além de objetos de adorno. Desde muito antes de Cristo, vários povos extraíam pigmentos da natureza para se pintar. Alguns daqueles minerais são usados, até hoje.
Cleópatra (69 a.C), a última rainha do Egito, é considerada o símbolo da Cosmetologia, a área da ciência farmacêutica voltada para a pesquisa, desenvolvimento, elaboração e produção de cosméticos.
Culta (conhecia filosofia, literatura e arte gregas), poliglota, hábil estrategista militar, Cleópatra ficou conhecida, também, pela vaidade. Tomava demorados banhos de leite de cabra, aproveitando-se de suas várias propriedades, como as proteínas e as vitaminas.
B
© Valua Vitaly - Fotolia.com
18 Pharmacia Brasileira nº 82 - Junho/Julho/Agosto 2011
ENTREVISTA COM farmacêutica cosmetologista
ELIANE BRENNER
Mas os cosméticos já não são mais produtos destinados apenas à beleza. Eles aliaram beleza à saúde, em resposta às mudanças de conceitos e de comportamento sociais. As pessoas querem muito mais que apenas os efeitos dissimuladores dos sinais do envelhecimento dos cosméticos. Querem – isto, sim -