pescoas
Indústria de Produtos de Higiene
COMISSÃO DA INDÚSTRIA COSMÉTICA - CRF-PR
Guia da Profissão Farmacêutica
CRF-PR
Ana Carolina Winkler Heemann
Claudia da Cunha Guarda
Daniel de Paula
Eliane Nadalin Siebenrok
Gracce Maria Scott Bareta
Jaqueline Shinnae de Justi
Jorge Guido Chociai
Solange Semes
Sonia Isabel Friedlaender Reple
GUIA DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA
INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE HIGIENE
PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES
1ª Edição | Março 2010
Acesse: www.crf-pr.org.br 2010
CRF-PR
Guia Cosméticos
Prefácio
“Não há nada mais precioso que a saúde. À sua conquista importa dedicar o nosso tempo, o nosso suor, toda a nossa vontade, porque sem ela a vida torna-se insuportável”.
(MONTAIGNE 1533-1592)(1).
O pensamento de Montaigne nos conduz à reflexão sobre todas as questões relacionadas à saúde humana. Considerando saúde como estado de equilíbrio dinâmico entre organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais dentro dos limites normais para a vida e para seu ciclo vital, destaca-se a importância da atuação do profissional farmacêutico, pois a preservação da saúde humana estará sempre relacionada ao seu trabalho.
Com a extensão do campo de atuação do farmacêutico ao setor de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, já consolidada ao longo do tempo, impõe-se a necessidade da análise da relação que o ser humano estabeleceu com estes produtos. Essa reflexão deverá ser elaborada a partir da consideração de que a produção e consumo de cosméticos estão sempre em crescimento e, se por um lado os produtos cosméticos contribuem para a manutenção ou recuperação das características saudáveis do órgão cutâneo e seus anexos, por outro lado, o uso de produtos inadequados poderá
página|3
comprometer a saúde humana, em determinadas circunstâncias, de forma irreparável.
CRF-PR
Guia Cosméticos
Índice
página|4