Cosmeticos
A idéia de reunir num Trabalho de Conclusão de Curso diferentes tomadas sobre a beleza se deu por se tornar tão evidente o fato da insatisfação da mulher nos dias de hoje em relação a si mesma - sendo que nunca houve tantas referências de beleza, nem tantas práticas possíveis de aplicar esses elementos de forma segura e eficiente. As imagens impostas todos os dias, em qualquer lugar que se olhe de mulheres magras, bronzeadas, de cabelos ao vento expressando segurança e felicidade em nada tem a ver com a espectadora que ao mirar a modelo se sente frustrada e infeliz.
Tendo em vista esse fato faz-se pertinente lembrar de que forma os padrões de beleza foram instituídos ao longo do tempo e por que. Sempre acompanhando os comportamentos e valores da época, os modelos impostos foram se renovando cada vez mais rápido à medida que o tempo passava. Permeando essa linha do tempo que vem desde a Antiguidade, chega-se aos dias de hoje com a noção de ‘novo’ sendo reavaliada a cada momento, onde a informação do outro lado do mundo tem peso no que é feito e pensado aqui. Considerando este cenário é interessante retratar a enorme gama de variedades de tipos de beleza em que a mulher contemporânea pode se inspirar. E para adaptar os diferentes estilos à personalidade e traços característicos de cada um, hoje, já se pode dispor de uma técnica chamada Visagismo, que justamente tem a proposta de melhor adaptar elementos levando em conta a harmonia e a proporção do rosto.
No entanto, a questão a ser abordada é se essa riqueza de referências é de fato utilizada e aproveitada. Pois parece que as mulheres estão em marcha à igualdade – no quesito tipo físico. E o fator agravante é que acabam negando
8
características inerentes ao seu biótipo.
CONCLUSÃO
A idéia de beleza, que se renovou constantemente ao longo dos anos, andou sempre lado a lado com o comportamento e aspirações do sujeito na sociedade.
Independente de cultura ou época, o