Cosmeticos para homens
A preocupação com a beleza é um fato muito comum entre as mulheres.
Porém um novo nicho de mercado vem apresentando igual preocupação ou até superior do que elas: o de homens. Boa parte desse público passou a dar mais importância para estética e com isso vem consumindo mais produtos cosméticos. Antes a procura era apenas por itens básicos, como shampoo – que muitas vezes era o mesmo usado pelo público feminino – e desodorantes.
Hoje esse público já vem consumindo outros itens da cesta de HPPC (h igiene pessoal, perfumaria e cosméticos), como cremes faciais, cremes corporais, protetores solares específicos para cada tipo de pele, entre outros itens que antes não faziam parte da lista de compras do público masculino. Esse novo comportamento desse tipo de consumidor, acaba criando à necessidade de uma adequação do mercado as preferências dos mesmos. A partir dessa identificação, a avaliação do mercado que segue nas próximas páginas, busca entender melhor os fatos relevantes do setor em uma visão geral , as principais informações do mercado e de alguns dos seus participantes e esse novo consumidor que tem surgido, para com isso avaliar a viabilidade desse nicho do setor de cosméticos.
15
1. ANÁLISE MACROAMBIENTAL
1.1 Análise Econômica
Segundo Kotler (2006) para que existam mercados, é preciso que haja pessoas e poder de compra. O poder de compra em uma economia depende de renda, dos preços, da poupança, do endividamento e da disponibilidade de credito. Os profissionais de marketing devem estar atento ás principais tendências na renda e nos padrões de consumo porque elas podem um forte impacto nos negócios, especialmente no caso de produtos dirigidos aos consumidores de alto poder aquisitivo sensíveis ao preço.
O aumento do consumo de um mercado está diretamente ligado com o poder de compra de sua população. O aumento do salário, a distribuição de renda, as classes econômicas da população, o nível de endividamento, a