Cortiços e Favelas.
"A favela surge da necessidade de onde e de como morar. Se não é possível comprar casa pronta ou terreno para auto construir , tem que buscar uma solução. Para alguns essa solução é a favela"
As favelas são o resultado das desigualdades sociais e do grande número de pessoas que vivem em condições precárias de vida nas cidades. Tal processo, em termos históricos, foi resultante do chamado “êxodo rural” que, por causa da substituição do homem pela máquina no campo, acarretou na migração em massa de pessoas do campo para as cidades. O processo de surgimento das favelas chama-se favelização.
Dados históricos apontam que as primeiras favelas no Brasil surgiram no final do século XIX, após o término da Guerra de Canudos (1896-1897), em terrenos cedidos pela Marinha a soldados que retornaram das missões militares. Entretanto, elas tornaram-se mais visíveis após o processo de industrialização do país, que se intensificou após a década de 1950.
Elas surgem, então, da miséria e das baixas condições de vida da população que, não podendo comprar ou morar de aluguel nas demais regiões das cidades, acaba “invadindo” outros espaços e construindo casas improvisadas, muitas vezes nem concluídas. Algumas favelas são, assim, construídas em locais de riscos, como morros muito altos e encostas, que, durante as chuvas, podem sofrer com deslizamentos de terras e provocar mortes.
Com o passar do tempo, algumas favelas vão se urbanizando, ou seja, elas recebem das prefeituras condições de infraestrutura, como energia, água encanada, asfalto e esgoto. Mas isso não necessariamente resolve os problemas de miséria da população, bem como os índices de violência e os problemas de tráfico de drogas. Elas ocupam as piores terras, que apresentam problemas de enchentes, desabamentos, e que deixam seus moradores expostos ao risco de perder seu barraco, quando não a sua vida.
As favelas caracterizam-se pela mistura de etnias, costumes, culturas, naturalidades. Seus